galeriavirtual@jfes.jus.br
Plasticagem 003
Paulo Socó

Inaugurada às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição Plasticagem 003 faz parte de um conjunto de mostras destinadas a divulgar as recentes pesquisas realizadas pelo artista plástico Paulo Socó, visando à reutilização de diversos produtos, oriundos dos diversos ramos da indústria, para a idealização e produção de trabalhos de natureza artística e de caráter estético.
A grande parte das “Obras” é realizada a partir do uso de diferentes lâminas de polímeros sintéticos, encontrados nas televisões de LED e LCD, como suporte. Estes trabalhos pretendem discutir questões relacionadas às formas de uso e reuso de materiais como, também, suas potencialidades na aplicação da construção de trabalhos de cunho poético.
O objetivo da exposição é discutir questões relacionadas aos diversos procedimentos e abordagens, no uso da construção de trabalhos artísticos, na sociedade contemporânea. “Plasticagem não é uma apologia aos benefícios do material plástico assim como não visa a demonizar seus usos. Um dos objetivos é abrir uma 'interlocução' com a materialidade e, com isso, descobrir seus diferentes procedimentos e potenciais estéticos”, revela o artista.
De acordo com Paulo Socó, “o trabalho surge no imbricamento entre o acaso e a intenção, entre o estático e o móvel, surge da profusão de formas e cores, de gestos e intenções. Com ele faz-se surgir, ainda, a intenção do alerta para a necessidade de se discutir questões relacionadas à prevenção ambiental, tema muito debatido nos últimos tempos devido à grande proporção de poluição, o que tem acarretado grandes problemas para o mundo”.
A exposição Plasticagem 003 é, também, uma homenagem às professoras Nair Coelho (in memorian) e Telma Guimarães. “Pessoas de grande importância para minha formação como artista e pessoa. São exemplos de seres que primam pela educação e, com isso, pela construção de uma sociedade mais justa”.
Paulo Socó
Paulo Socó possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ocasião em que já participava de exposições de arte com seus trabalhos. Professor pela Secretaria Estadual de Educação (SEDU), com complementação pedagógica em Letras, pelo Centro Universitário São Camilo, e cursos de Capacitação e de Especialização em Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFES), atua principalmente com os temas artes plásticas e educação.