A ideia da elaboração de uma cartilha sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD se iniciou pelas várias demandas que chegavam ao Comitê Gestor da LGPD do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Iniciamos o procedimento de design thinking e, após a coleta das diversas dúvidas internas e externas que chegavam ao TRF2, fizemos uma imersão no problema e definimos o escopo a ser trabalhado no Laboratório de Inovação do Espírito Santo – InovarES.
Este guia, contudo, só foi possível a partir de uma parceria entre o InovarES e o recém criado Laboratório de Inovação da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) – LinoJus. O fruto de nossa parceria aliou conhecimentos jurídicos sobre a LGPD com a Linguagem Simples e Visual Law.
Nosso objetivo foi abordar questões práticas e dúvidas dos servidores da Justiça Federal, trazendo parâmetros objetivos e padrões a ser adotados de acordo com a LGPD e orientações da ANPD, do CJF e do Comitê Gestor de Proteção de Dados do TRF2. Por isso, precisamos de um tempo de mais de um ano para amadurecer alguns entendimentos.
Com satisfação, apresentamos a BÚSSOLA DA LGPD, nosso GUIA para navegar com cuidado na proteção de dados.