Whatsapp Image 2024 09 13 At 14.11.08

 

A Justiça Federal inaugura na quinta-feira, 19, em sua sede em Vitória, a exposição “Paisagens Poéticas do Espírito Santo”.

A exposição busca narrar a poesia que as belas paisagens do Estado possuem, através do olhar do aquarelista Clóvis Aquino.

Clóvis interpreta alguns lugares icônicos do ES, das montanhas como a Pedra Azul, pintadas em mais de um ponto de vista; às praias como a Praia da Costa em Vila Velha.

O destaque vai para a Baía de Vitória com suas nuances e luz única no pôr-do-sol.

 

Influência italiana

“A experiência da aquarela e do ‘ritrarre il paesaggio’, ou seja, ‘retratar a paisagem’, vem da vivência do artista por 20 anos na Itália, onde a aquarela se tornou a expressão do seu estilo de vida”, revela a responsável pelo espaço cultural da JFES, Gina Valéria Coelho.

O aquarelista Clóvis Aquino é arquiteto urbanista, com pós-graduação em Paisagismo Ambiental pela Universidade La Sapienza de Roma.

Quando residente na capital italiana, viveu ativamente da sua arte participando de eventos culturais. Realizou parcerias com empresas e, como aquarelista, participou de diversas exposições em cidades italianas, inclusive na Embaixada do Brasil em Roma.

Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Vila Velha – UVV e como artista plástico desenvolve trabalhos pessoais no Brasil e no exterior.

A exposição ficará aberta à visitação até 18 de outubro.

 

Serviço

Exposição: “Paisagens Poéticas do Espírito Santo – aquarelas de Clóvis Aquino”.

Abertura: 19/9/24, às 17h

Período: 19/9 a 18/10 de 2024

Local: Justiça Federal do ES (av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1877)